Riocentro

Riocentro | BRANDING / MANUAL DE MARCA / IDENTIDADE VISUAL / MATERIAL PROMOCIONAL

O Processo Criativo:

O processo criativo começou através de um brainstorm, que foi iniciado com o estímulo e provocação de toda a equipe criativa da Venturini, de modo a avaliar a importância de uma conquista como essa. Precisávamos acreditar que era possível competir e ganhar.

Para tanto, era fundamental que acertássemos no conceito e na mensagem principal. Como tudo que diz respeito ao Rio de Janeiro, as primeiras ideias são sempre associadas a ícones da cidade, como Pão de Açúcar, Corcovado, calçadão de Copacabana, etc.

A antiga marca do Riocentro já continha o Pão de Açúcar como símbolo, e agora era preciso criar algo novo que não fizesse referência ao “antigo” Riocentro. A marca deveria ser universal, passar conceitos de grandiosidade, modernidade e pluraridade.

Nossa equipe foi até o local, para entender e vivenciar o tamanho e o clima do espaço, reunimos inúmeras fotos do local e fizemos diversos estudos/raffs para encontrar a linha a ser seguida.

Nosso objetivo era encontrar a mensagem correta, um símbolo a ser explorado e, a partir dele, acertar graficamente a melhor solução. A marca precisava ser limpa e, sobretudo, iria  conviver não só com as demais marcas dos centros de convenções da GL events distribuídos por todo o mundo, mas também com as marcas dos eventos a serem realizados ali.

Fizemos uma pesquisa mais aprofundada nas marcas dos centros de convenções nacionais e internacionais, para nos familiarizarmos com o segmento de eventos.

Baseados nesses estudos e na análise de cada característica do local, chegamos à criação de uma marca com a seguinte conceituação:

 

Cinco Pavilhões:

O maior centro de exposições e feiras da América Latina tem, na imagem aérea dos pavilhões, sua melhor representação no Brasil e no exterior.

Dispostos em perspectiva, os pavilhões foram graficamente representados de modo a exemplificar a disposição dos espaços e sua grandiosidade, de forma dinâmica e inovadora.

 

Cores:

As cores diferenciadas, além de emprestarem vida à marca, estabelecem mais um elemento identificador dos pavilhões, que poderão, além do nome e número, ter o vermelho,laranja,azul,amarelo e verde como referenciais.

O verde, em maior destaque, representa a natureza exuberante do local. O Brasil é representado nos três primeiros pavilhões através do verde,azul e amarelo.

 

Espaço:

Com mais de 100.000 m2 de área, e corredores com 16 m de largura, situado numa área aberta e rodeada por verde, a área branca da nova marca protege e engloba todos os conceitos a ela relacionados. Esta área branca torna a identificação da marca mais direta,transmite segurança e, num formato diferenciado, tem sua imagem mais destacada.

 

Moderna e Contemporânea:

Com uma tipologia exclusiva, com linhas modernas e de fácil leitura,  esta solução interage com os mais variados tipos de eventos aos quais a marca estará associada.

 

Os Caminhos do Riocentro:

A disposição dos pavilhões indica que todos os caminhos levam ao Riocentro, localizado na Barra, e considerado o mais novo centro de decisões do Rio de Janeiro. Para cima e para a direita, o símbolo sugere crescimento, sinalizando uma nova imagem do espaço.

 

Tipologia Exclusiva:

Com uma tipologia moderna e exclusiva, a nova marca enfatiza conceitos de modernizacão, organização e amplitude.

 

GL Events/Riocentro:

A nova marca tem fortes laços com a marca GL events, fator que favorece em muito a convivência entre elas.O novo Riocentro tem agora os valores e a importância da GL events inseridos em sua nova imagem.

 

Diversidade:

O Brasil é um país alegre e colorido, e tem no Rio, com seus contrastes, sua maior representação, o branco e o negro;o pobre  e o rico;as praias e as montanhas. O carioca convive de forma harmoniosa com suas diferenças,traduzidas nas cores da marca.Sem mencionar os ícones do Rio, já muito utilizados, a nova marca sugere a pluralidade e a diversidade de cores e formas.

 

Além da marca do Riocentro, desenvolvemos um completo manual de marca, papelaria institucional (cartão de visitas, envelopes e papel de carta), folder de apresentação, folders de descrição dos pavilhões, emails marketing, etc. O projeto de sinalização foi desenvolvido posteriormente, e pode se beneficiar da nova marca e de sua tipologia exclusiva, dos elementos gráficos nela contidos, de suas cores, que fazem referência ao formato de cada um dos pavilhões. A tipologia , o símbolo e as cores, aplicados juntos ou separadamente, forneceram e continuarão a fornecer importantes subsídios e ricos elementos gráficos que certamente irão tornar este importante centro de convenções ainda mais conhecido